DEONTO AULA 2
1) O papel da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA);
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária foi criada em 26 de janeiro de 1999, pela Lei nº
9782. Ela tem como objetivos:
1 Desenvolver e implementar, em conjunto com estados e municípios, um Plano Diretor para a
Vigilância Sanitária, contemplando a integração das ações de regulamentação, registro, inspeção, análise laboratorial e retroalimentação.
2 Construir o sistema de informações para a rede e vigilância sanitária articulado com outros sistemas de informação do SUS.
3 Desenvolver e implantar programa de capacitação técnica e gerencial dos profissionais da rede de Vigilância Sanitária com foco em processos redesenhados e padronizados.
4 Desenvolver e implementar plano de comunicação institucional para aumentar o conhecimento sobre as atividades desenvolvidas.
5 Construir indicadores para avaliação e monitoramento das ações de Vigilância Sanitária.
6 Estabelecer cooperação técnica com instituições de ensino e pesquisa e de fomento à pesquisa. 7 Revisar e consolidar a base legal de vigilância sanitária.
2) O papel dos Conselhos Federal e Regionais de Farmácia (CFF e CRFs);
O Conselho Federal de Farmácia é uma instutição representativa que atua como regulador e fiscalizador do profissionais de farmácia brasileiros e que aqui atuam.
Os Conselhos Regionais, por sua vez, estão presentes em todos os estados e tem por objetivo defender o âmbito profissional e esclarecer dúvidas relativas à competência do profissional farmacêutico, garantir, em suas respectivas áreas de jurisdição, que a atividade farmacêutica seja exercida por profissionais legalmente habilitados, habilitar o farmacêutico, por meio de inscrição, para o exercício legal da profissão e manter registro sobre o local de atuação do farmacêutico junto ao mercado de trabalho
3) Identifique as principais atividades privativas do farmacêutico?
São atividades privativas do farmacêutico:
Art.1
I) desempenho de funções de dispensação