Avalia O Para A Inclus O
Ivonete Maciel Sacramento dos Santos*
Resumo
Breve reflexão: O lugar da avaliação no currículo. A importância da avaliação para um processo educativo inclusivo e não classificatório. O lugar do professor neste processo.
Palavras-chave: Avaliação, Currículo, Professor, Inclusão.
A Avaliação
Avaliar é um processo em que realizar provas e testes, atribuir notas ou conceitos é apenas parte do todo.
A avaliação é uma atividade orientada para o futuro. Avalia-se para tentar manter ou melhorar nossa atuação futura. Essa é a base da distinção entre medir e avaliar. Medir refere-se ao presente e ao passado e visa obter informações a respeito do progresso efetuado pelos estudantes. Avaliar refere-se à reflexão sobre as informações obtidas com vistas a planejar o futuro. Portanto, medir não é avaliar, ainda que o medir faça parte do processo de avaliação.
Avaliar a aprendizagem do estudante não começa e muito menos termina quando atribuímos uma nota à aprendizagem. (Currículo e Avaliação, 2007)
A avaliação é assunto recorrente nas discussões e pesquisas atualmente. Mas, nas na maioria das escolas públicas, causa temor aos estudantes por adotar práticas classificatórias e excludentes, que levam a reprovação, repetência e evasão. As avaliações externas, a exemplo do Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB e Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM mostram que os estudantes estão longe de um patamar de conhecimento que permita sua plena participação na sociedade a qual estão inseridos.
Ressaltamos aqui a importância que avaliação adquire no processo de mudanças no currículo da Educação Básica a fim de garantir
[...] o direito à educação entendido como direito à formação e ao desenvolvimento humano, como humanização, como processo de apropriação das criações, saberes, conhecimentos, sistemas de símbolos, ciências, artes, memória, identidades, valores, culturas... resultantes do desenvolvimento da humanidade em todos os seus aspectos.