TCC
A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo está implantando um projeto que visa se tornar, a partir de 2010, o currículo estadual para os níveis finais do ensino fundamental e do ensino médio, objetivando apoiar o trabalho realizado nas escolas estaduais e contribuir para a melhoria da qualidade das aprendizagens dos alunos. Esse processo partiu da sistematização, revisão e recuperação de documentos, publicações e diagnósticos já existentes e do levantamento e análise dos resultados de projetos ou iniciativas realizados.
A Secretaria pretende que o currículo estadual seja o início de uma contínua produção e divulgação de subsídios que incidam diretamente na organização da escola como um todo e nas aulas e também garantir a todos uma base comum de conhecimentos e competências, para que as escolas estaduais funcionem de fato como uma rede. O currículo estadual apresenta os princípios orientadores para a prática educativa, a fim de que as escolas possam se tornar aptas a preparar seus alunos para esse novo tempo. Priorizando a competência leitora e escritora, define a escola como espaço de cultura e de articulação de competências e conteúdos disciplinares. Que a aprendizagem resulte também da coordenação de ações entre as disciplinas, do estímulo à vida cultural da escola e do fortalecimento de suas relações com a comunidade.
O currículo estadual, referência comum a todas as escolas da rede, descreve um elenco de metas de aprendizagens desejáveis em cada área, estabelecendo os conteúdos disciplinares a serem desenvolvidos em cada ano ou ciclo e o que se espera que os alunos sejam capazes de realizar com esses conteúdos, expresso na forma de competências e habilidades claramente avaliáveis. De acordo com o Caderno do Gestor (2009), “o Currículo continuará a ser permanentemente