Evolucionismo
Desenvolvida principalmente por Charles Darwin, a teoria do Evolucionismo afirma que a sobrevivência das espécies está relacionada com sua seleção natural. Evolucionismo é uma teoria elaborada e desenvolvida por diversos cientistas para explicar as alterações sofridas pelas diversas espécies de seres vivos ao longo do tempo, em sua relação com o meio ambiente onde elas habitam.
Fonte: http://www.mundoeducacao.com/historiageral/evolucionismo.htm
Estruturalismo
Inicialmente desenvolvido na linguística, o estruturalismo corresponde a uma atitude vulgarizada nas ciências sociais a partir dos anos 60. Consiste em explicar o real não apenas a partir dos seus elementos, mas, sobretudo a partir da sua estrutura, na qual se vê uma realidade independente. Nas ciências sociais, essa estrutura será o sistema de relações que está na base da unidade dos grupos humanos. Como sistema, qualquer alteração que se produza num dos seus elementos implicará alterações em todos os outros. Cada transformação na estrutura corresponderia a um modelo, o que pressupõe a possibilidade de prever o modo de reação do modelo quando se altera um dos seus elementos.
O antropólogo Claude Lévi-Strauss é usualmente apontado como o responsável pela adoção para as ciências sociais do conceito de estruturalismo, inicialmente desenvolvido pelo linguista Ferdinand Saussure. Na sociologia, o termo refere-se genericamente à perspectiva sociológica que se baseia no conceito de estrutura social como algo não observável em si, mas gerando fenómenos sociais observáveis. O método estrutural propõe-se identificar a estrutura comum a diferentes formas sociais e culturais. Uma estrutura não determina uma forma social específica; pelo contrário, pode gerar um vasto leque de expressões concretas. O estruturalismo, que define a estrutura como uma construção do pensamento, recrimina o funcionalismo pelo "realismo" que reconhece à função e pela ideia de que toda a sociedade é explicável a partir das