Avalia o de Filosofia terceiros anos
ETEC PAULINO BOTELHO
Componente curricular:
Série: 3º B
Professor: Valter Jr.
Data: 04/06/2015
A ser avaliado:
Coerência/Coesão
Pertinência das informações
Relacionamento de ideias e conceitos
Nome: Giuliana Raquel Serrano
No.
Avaliação Bimestral de Filosofia
Liberdade versus determinismo
O ser humano é determinado e livre ao mesmo tempo. Determinismo e liberdade não se excluem, mas se completam. Liberdade é, em parte, a compreensão da necessidade. Você concorda com esse raciocínio? Por quê? Você se sente livre? Reflita sobre esse assunto e elabore uma dissertação sobre ele.
No determinismo em sua definição, todo o universo está limitado, todos os fatos e ações humanas são determinadas pela natureza, sendo a “liberdade” apenas uma utopia. E, na definição de liberdade, o ser humano é independente, tem o poder de autonomia e espontaneidade, está “livre para fazer suas escolhas”. Para Sartre “o ser é o nada mas pode ser tudo”, pois o ser tem a liberdade de escolher o que ele vai ser (a existência precede a essência).
O ser, por sua própria condição humana, está sujeito a viver em sociedade, para Aristóteles, a natureza (ou essência) do ser humano é ser um animal político. Seguindo essa linha de raciocínio chegamos ao exemplo da semente de Ipê, cujo dela nunca nascerá outra planta além do Ipê, então ela nunca terá a liberdade de escolher o que ela será (a essência precede a existência). Daí já podemos dizer que já não somos livres para mudar nossa natureza. O próprio indivíduo abre mão de sua liberdade por prezar sua própria vida. O homem é o lobo do homem por que, em seu estado de natureza, não existem regras nem padrões, logo eles destroem uns aos outros. Quando vivemos em sociedade nos privamos de algumas escolhas para vivermos em harmonia com os outros indivíduos. Mas também podemos dizer que somos livres para mudarmos nossa condição humana, usemos de exemplo um indivíduo que trabalhe como professor de várias matérias, em um