Avalia O Arte E Hist Ria II
Aluno (a): Laura Capute Lopes.
Matrícula: 201466176A
Professor: Gilton Monteiro Junior.
Trabalho Final
Questão 1:
A partir dos textos “Matéria e furor” e “O ‘realismo’ na poética de Caravaggio”, explique o sentido do furor na arte de Michelângleo e Caravaggio explicitando as linhas gerais de ambas as poéticas destacando suas diferenças.
1-O furor de Miquelangelo é anseio de fé, como se apenas além de toda a experiência pudesse se abrir uma possibilidade de salvação. Seu Platonismo não é a fé no céu das ideias eternas, mas a busca desesperada de qualidade ideal, mediante uma áspera e dolorida experiência de vida. Miquelangelo busca no jogo dos músculos os sinais de uma vida feita de impulsos morais, a expressão de uma vontade e de uma consciência que querem transcender os limites terrenos.
O furor de Caravaggio está em simbolizar a recorrência da insatisfação humana, ele mostrou inconformismo com todo o ideal universalmente aceito da arte, o furor em querer alcançar o real para além de todo método ou esquema herdado.
Questão 2:
Aponte o que “significa” a cúpula de Santa Maria Del Fiori para o contexto artístico do Renascimento tal como expõe Argan em seus estudos “O significado da cúpula” e o “O primeiro renascimento”.
2-A cúpula de Brunelleschi para Santa Maria Del Fiore marca o início de uma nova elaboração de arte e do espaço, o início de uma nova técnica construtiva. A inauguração da tecnologia moderna foi a escultura, a arte em que primeiro se observou a adoção de uma nova estética, e foi uma das artes mais representativas de todo o Renascimento italiano.
Brunelleschi substituiu a experiência operacional da tradição gótica pela experiência cultural, substituiu a continuidade da tradição pelo julgamento histórico.
Sua invenção é por tanto, tecnológica, mas claramente inserida no contesto da cultura humanista, que buscava uma relação continua com a história.
A postura de Brunelleschi é uma