avaa
Introdução 41. Ferramentas de Gestão: Balanced Scorecard (BSC) e Seis Sigma 51.1 Seis Sigma 51.2 Balanced Scorecard (BSC) 5Considerações Finais. 6Referências Bibliográficas 7INTRODUÇÃO
Abordaremos aqui a importância de algumas estratégias, planejamentos, ferramentas e tecnologias, que podem fazer a diferença dentro de uma empresa, para poder deste modo haver melhoria, aperfeiçoamento, crescimento, etc.
Falaremos sobre o uso de ferramentas como Balanced Scorecard (BSC) e Seis Sigmas.
FERRAMENTAS DE GESTÃO: BALANCED SCORECARD (BSC) E SEIS SIGMA.
1.1 seis sigma.
Os seis sigma pode ser considerado uma “ferramenta estratégica de gerenciamento de processos e produtos, que possibilita combinar melhoria de qualidade e otimização de resultados financeiros”, sendo de tamanha importância para monitorar a escolha e satisfação dos clientes, impulsionando a sempre a atingir os padrões de qualidade e desempenhar-se cada vez mais.
A filosofia que sustenta os Seis Sigma é a da melhoria contínua. Esse processo é um conjunto de ferramentas baseadas em fatos a ajudar um negócio e proporcionar melhorias em questão financeira e executar mudanças estratégicas.
Os seis sigma é composto por dois métodos que são utilizados na implantação da ferramenta, sendo eles:
• Definir, Medir, Analisar, Melhorar e Controlar, que é utilizado para melhoria de um processo já existente;
• Design, Medir, Explorar, Desenvolver e Implementar, utilizado para a criação de um novo processo.
1.2 Balanced Scorecard (BSC).
O Balanced Scorecard (BSC) é uma ferramenta utilizada por organizações, cujo objetivo principal auxiliar de forma eficaz a gestão na tomada de decisão, sendo criado para solucionar problemas com comunicação existentes na organização como um todo.
Para a solução dos problemas e planejamento das mudanças além do BSC foi desenvolvido um projeto e solução em BI, cujas implantações beneficiaram a organização de forma que a gestão passou a ser feita de forma eficiente e