AVA - Desenvolvimento pessoal e profissional
Atividade Colaborativa – Aula-Tema 7
O desenvolvimento de novas tecnologias e a facilidade da comunicação atualmente, possibilitou profundas mudanças no processo produtivo. O modelo fordista, caracterizado pela produção em série e rígida hierarquia de funções vem sendo substituído, por um mercado de trabalho mais flexível, automatizado e que tem como base a apropriação das novas tecnologias.
Esse processo de mudança encontra-se em curso principalmente nos países desenvolvidos, mas já vem trazendo diversas consequências ao mercado de trabalho no Brasil. Em São Paulo, vemos crescer as oportunidades para profissionais de TI, Multimeios, Audiovisual e principalmente a abertura de oportunidades para pessoas mais jovens, que já nos primeiros anos da faculdade conseguem ingressar em empresas que investem no talento juvenil para produções mais criativas.
Acreditamos que a transformação tecnológica no mercado de trabalho é positiva, tendo em vista que nós nascemos na era digital e digerimos os novos métodos e processos com mais fluidez.
Com as mudanças tecnológicas, se faz necessária a capacitação e qualificação diferenciada dos profissionais. E isso é incluso no processo educativo. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, no Brasil, são 17.539 instituições que desenvolvem atividades de qualificação e requalificação profissional, sendo que destas, 6954 encontram-se no estado de São Paulo. Nesse contexto, escolas e universidades desempenham papel fundamental.
A globalização afeta os currículos escolares, a formação e atuação do professor - que se vê obrigado a atualizar-se em relação às novas mídias para acompanhar a dinâmica de obtenção de informação e de transformação desta em conhecimento.
Achamos que a grande tendência atualmente é o ensino a distância, o modelo online é grande alinhado ao universitário que procura agregar e fixar mais os conhecimentos adquiridos por parte do ensino presencial e assim ter sua