AVA ARTE E CULTURA
ARTE E CULTURA
SALVADOR, OUTUBRO DE 2014
Questão 01
Para melhor entendermos como e porque preservar o patrimônio cultural, devemos nos debruçar, primeiro, sobre o conceito de patrimônio cultural. Sobre esse aspecto, podemos compreender o patrimônio cultural como os bens materiais e imateriais (objetos, lugares, manifestações, culinária, etc.) aos quais atribuímos determinado valor por serem importantes para um povo ou nação. Compreendemos, assim, que o patrimônio cultural é constituído da expressão de um grupo social em determinada época. É aquilo que resgata sua identidade e memória.
A partir desse conceito, podemos perceber o quanto é importante a preservação do patrimônio cultural, pois é através dele que se conservam valores e características específicas que constituem importantes fatos, relações sociais, costumes, história e identidade de um povo. Nesse sentido, a demolição da Mansão Wildberger foi uma agressão e falta de respeito a preservação do patrimônio cultural baiano. A referida mansão integrava o entorno da Igreja da Vitória, marco do patrimônio arquitetônico baiano protegido pelo IPHAN. Ao ser destruído, esse importante patrimônio cultural da Bahia levou consigo uma parte da história de uma época, enfraquecendo nossa cultura e nosso conhecimento.
O descaso com a preservação do patrimônio reflete o tipo de relação que os grupos sociais em seu entorno mantêm com essa dimensão. Assim, os espaços urbanos podem se relacionar de maneiras diferentes com a preservação dos traços culturais que lhe dão feição. Alguns bairros, por exemplo, se esforçam por preservar suas raízes e tradições como uma forma de manter sua atmosfera característica, provendo um sentimento de continuidade e resgata da.
Outros bairros são modificados e descaracterizados por completo, perdendo com isso sua memória coletiva e suas raízes. Vivemos, assim, um constante impasse, onde uns