Ava anhanguera
A citologia oncótica é o método de rastreamento para o câncer cervical, pois o diagnóstico precoce garante sucesso do tratamento, reduzindo os casos de mortalidade por esse câncer. É utilizada na prevenção do câncer do colo uterino, adotada como metodologia para rastreamento em diversos países ainda na década de 1950, na busca por alterações cervicais em mulheres sexualmente ativas. Identificando as lesões pré-cancerosas é possível tratá-las, diminuindo a incidência de carcinoma invasor e, consequentemente, a mortalidade por esse câncer. É visível a necessidade de programas de rastreamento de alta qualidade para redução do câncer cervical, como a divulgação do Programa Nacional de Controle do Câncer do Colo do Útero e de Mama para informar e sensibilizar a população da importância da realização do exame; e a disponibilização de terapias para inflamações.
História
George Papanicolaou Nicolas nasceu em 13 maio de 1883 em Kymi, na Grécia. Seu pai, Nicolas, era um médico muito respeitado e sua mãe, Maria, era uma senhora muito culta que tinha um grande amor pela música clássica e literatura grega. George tinha três irmãos, Athanase, Maria e Helena. George aos quatro anos de idade começou a escola primária.
Quando George tinha onze anos ele foi para Atenas para estudar em uma escola de seu irmão mais velho. Em 1898, George entrou para a Universidade de Atenas, onde se graduou em ciências humanas e música.
Devido ao incentivo de seu pai, George foi para a escola de medicina e formou-se com uma "média" A em 1904. Ele serviu como um cirurgião assistente no serviço militar até 1906. Embora seu pai tenha incentivado ele a permanecer no serviço militar como médico George queria seguir a carreira de investigação científica. George Papanicolaou iniciou sua carreira médica, cuidando de pacientes leprosos em uma colônia no norte de sua cidade natal.
Em 1907, Papanicolaou foi para Alemanha, fazer pós-graduação no Instituto Zoológico de Munique