Prevenção ao adoecimento do familiar cuidador da pessoa com a doença de alzheimer (da)
RESUMO
Este estudo vem propor um questionamento sobre o adoecimento do cuidador familiar na sua atuação junto a idosos com a doença de Alzheimer (DA). Embora se trate ainda de uma realidade geradora de interrogações e preocupações, o cuidador de idosos é um elemento presente no cenário assistencial brasileiro. Esta dedicação para com o doente, muitas vezes traz um desgaste físico e emocional para quem cuida. Este estudo pretende de uma maneira humanizada, mostrar que é necessário oferecer suporte para os cuidadores informais dos idosos, especialmente os familiares, para que eles além de cuidar dos doentes também possam viver com melhor qualidade de vida.
PALAVRAS-CHAVE: Cuidadores idosos, Alzheimer, auto-cuidado, qualidade de vida.
ABSTRACT:
This study proposes a question about the illness of family caregivers in their work with elders with Alzheimer's disease (AD). Although it is still a reality generating questions and concerns, the elderly caregiver is an element in this scenario Brazilian assistance. This dedication to the sick, often brings a physical and emotional stress for carers. This study aims for a humane way, it is necessary to show support for informal caregivers of elderly people, especially family, so they also take care of patients also can live a better quality of life.
KEY WORDS: Caretaker of senior, Alzheimer, solemnity-care, life quality.
INTRODUÇÃO
O Brasil atualmente vivencia um momento de transição demográfica, em virtude, principalmente, do aumento progressivo da população de idosos. Hoje, existem aproximadamente 18 milhões de idosos no país, que equivale a 10% da população. As melhorias das condições de vida, juntamente com a queda da natalidade são responsáveis pela expressiva ampliação dessa população que apresenta maior vulnerabilidade, evidenciado por um aumento da prevalência de agravos e incapacidades.