Ava 1
Aluno: Graziela Moliterno
RA: 7656710932
Gestão Estratégica de Pessoas – Uma Ferramenta Poderosa https://docs.google.com/file/d/0B9lr9AyNKXpDQkFzRXh0Y1YxRWs/edit Palavras Chave: Gestão de Pessoas; Vantagem Competitiva; Liderança
Resumo
O artigo descreve como o efeito da globalização afetou o mundo empresarial, gerando uma maior preocupação com a gestão das pessoas que a compõem, com o seu bem estar, e principalmente com o incentivo que elas recebem para sentir-se motivadas a fazer a empresa crescer.
1. Introdução
A chegada da revolução industrial, tecnologia, internet, informática e a economia tão competitiva, fez com que as empresas passassem a precisar de um plano de ataque para se manter em destaque. E é ai que entra a gestão estratégica de pessoas visando a valorização dos funcionários para melhorar os resultados da empresa, pois uma empresa sem funcionários comprometidos fica estagnada.
Este processo começa no recrutamento de profissionais qualificados, até o treinamento e desenvolvimento dos profissionais já contratados, firmando assim um compromisso de alinhar a vontade e capacidade do funcionário com o objetivo da empresa.
2. Desenvolvimento
O gestor chega no mercado de trabalho com o desafio de ensinar a empresa a trabalhar em conjunto, de qualificar funcionários para os postos atuais ou para outros postos, e em geral mostrar o objetivo da empresa e onde cada um se encaixa para que o sucesso seja alcançado.
Dentre os métodos para que essa interação empresa/funcionário funcione estão, capacitação por meio de cursos e palestras, atividades de interação dos funcionários entre si, como jogos, competições e afins, e interação com a empresa, por exemplo expondo os planos e metas da empresa já atingidos, com premiações para colaboradores que se destacaram, e projetos de reconhecimento para metas e objetivos futuros. Isso faz com que o profissional se sinta valorizado pela empresa, e a tenha como