AVA 1
Disciplina: Direitos Humanos
Aula-tema 03: A Evolução dos Direitos Fundamentais: Direitos Econômicos e Sociais e os Novos Direitos da Solidariedade
NOME
Ana Paula Araujo Lazari
RA
6632372614
Atividade de Autodesenvolvimento
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
4°A
Anhanguera Educacional
03/10/2014
Introdução
Texto I
No final do século XVIII e do século XX os direitos individuais quanto à titularidade, e quanto ao objeto são chamados de liberdades individuais. Porque garantem todos os indivíduos em suas relações com e perante o estado, podendo chamar então de liberdades públicas, pois protegem o indivíduo contra o indivíduo mas também contra o estado.
Texto II
O meio ambiente é um bem jurídico que merece grande destaque. Nenhum outro interesse tem difusidade maior do que ele, que pertence a todos e a ninguém em particular, “sua proteção a todos aproveita e sua degradação a todos prejudica”.
Texto 1: “Titularidade e objeto do direito à saúde e geração de direitos humanos em que se classifica” (utilize no mínimo 15 e no máximo 20 linhas) Na primeira geração de direitos o foco é voltado para as relações sociais em geral, o sujeito do direito é o indivíduo e o objeto é a liberdade.
O surgimento dos primeiros direitos humanos se deu a partir das lutas contra a opressão imposta aos povos pelos governos tirânicos e que, a partir da Revolução Francesa passaram a fazer parte das constituições republicanas e monárquicas, compostas de várias prerrogativas individuais, denominadas direitos de liberdades e direitos civis e políticos. Com o aprofundamento das desigualdades sociais impostas pelo capitalismo em que a classe trabalhadora era explorada e massacrada ao extremo, decorrido com o fim da 1° Guerra Mundial, quando o liberalismo clássico entrou em decadência, é neste contexto que também são constitucionalizados os direitos sociais, econômicos e culturais.
Mais à frente, em 1960, a luta contra a degradação ambiental, o