av.paulista
ATPS - Trabalho de Campo Av. Paulista
Respondam as seguintes questões tendo como referência o trabalho de campo realizado na Av. Paulista bem como a leitura do texto Avenida Paulista: A Produção do Espaço Através do tempo.
Nome:
1) Quais foram os principais significados que a Av. Paulista adquiriu desde seu processo de formação?
2) Quais dos processos espaciais que estudamos ficaram evidentes no trabalho de campo da Av. Paulista? Expliquem em quais contextos eles estavam explícitos?
Por outro lado, as metrópoles não representam apenas problemas, aparentemente insolúveis. Ao contrário, seu extraordinário dinamismo é gerador de ofertas de trabalho e de negócios, além de concentrador de recursos financeiros e de consumo. Nesse sentido, sua dinâmica também promove soluções para as dificuldades que fazem parte de seu cotidiano.
3) Explique por que a construção do Conjunto Nacional é considerada um marco paradigmático nos projetos de urbanismo do Brasil.
4) Com base na leitura do texto, quais foram os fatores que explicam o processo de concentração e centralização de serviços na Av. Paulista?
5) É correto afirmar que atualmente a Av. Paulista exerce ainda a condição de principal centralidade de São Paulo? Justifique.
6) Quais sãos os únicos prédios “enrugados” ou “inertes” da Av. Paulista que não tiveram suas funções alteradas? Justifique.
7) Segundo os arquitetos qual é o principal fator que caracteriza o processo de verticalização? E qual primeiro prédio da Paulista a ostentar essa característica?
8) É correto afirmar que na Paulista as formas do passado e as novas edificações demandadas pelo processo de reestruturação do capital convivem no mesmo sítio de forma harmônica? Existe algum processo de disputa pelo sítio? Ou essas racionalidades coexistem serenamente no mesmo substrato espacial?