AUTÔMATOS MUSICAIS
CURITIBA
2014
ANTHONY GOMES CUBIS
DANIEL EDUARDO QUANDT
KAE OLBERTZ RODRIGUES
AUTÔMATOS MUSICAIS
CURITIBA
2014
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho acadêmico visa esclarecer o conceito “instrumento musical automático” que surgiu há muitos séculos, através da definição, história, citação de exemplos, ilustrações de instrumentos históricos, etc.
O termo “instrumento musical automático” refere-se a classe de instrumentos musicais através de um rolo que assume o lugar do executante (TORRES LIMA, 2011).
2. INSTRUMENTO MUSICAL AUTOMÁTICO
Um instrumento musical automático, também chamado mecânico, é um instrumento musical que executa música por si mesmo, sem necessidade da ação de um intérprete. Também entram dentro desta categoria aqueles instrumentos, como o organito, que podem reproduzir música com a ajuda de uma manivela ou algum tipo de mecanismo que deve ser acionado por uma pessoa.
2.1 HISTÓRIA
A história dos instrumentos automáticos se remonta há muitos séculos, mas os primeiros exemplos claros deste tipo de instrumentos são os pequenos carrilhões que foi construído durante a idade média. Durante o Renascimento, os artesãos de Augsburg fabricavam, com barris com uma espécie de pino, instrumentos musicais auto executantes. A partir do século XVI a fabricação de instrumentos automáticos adquiriu maior popularidade e idealizaram numerosos instrumentos, como os órgãos hidráulicos ou os pneumáticos, caixas de música e violinos e violoncelos automáticos, como a violina de Ludwig Hupfeld. No século XVIII se inventou uma espécie de relógio de flauta. Joseph Haydn, Wolfgang Amadeus Mozart y Ludwig van Beethoven escreveram composições originais para este instrumento. No começo do século XIX, o alemão Johann Nepomuk Maelzel inventou um instrumento que podia simular