Automatos
Teoria da Computação - Prof. Nilson
Autômatos
Janynne Rocha
Engenharia da Computação
Goiania, 2014
Introdução
Até pouco tempo atrás, os robôs que conhecemos tinham um nome diferente. Eram chamados de autômatos. Autômato é uma máquina qualquer que não necessita de controle, ou do comando de alguém. Portanto, é uma máquina com funcionamento automático, também chamada auto operacional.
A palavra autômato vem do grego αὐτόματος (automatos) e significa “aquele que se move por si próprio“, ou seja, "agindo pela vontade própria". É mais comumente descrito como máquinas que se movem sem a ajuda de eletricidade, especialmente aquelas que realizam ações que lembram humanos ou animais.
Temos a impressão que os robôs surgiram a pouco tempo, contudo, a existência deles remonta à Antiguidade. Somente a palavra robô que teve origem recente. Os autômatos que conhecemos atualmente são máquinas mecatrônicas ou eletromecânicas (equipamentos mecânicos que funcionam com eletricidade) programáveis. Quando surgiu o primeiro autômato e até o século XX, o funcionamento deles era exclusivamente mecânico (cordas, polias e engrenagens), pneumático (ar) ou hidráulico (água, óleo).
Todos os autômatos têm em comum o mesmo princípio de funcionamento: uma fonte de energia qualquer, capaz de mover um conjunto de mecanismos combinados engenhosamente para uma atividade qualquer. No início, a maioria dos autômatos eram confeccionados com a finalidade de imitar o movimento ou comportamento de um ser vivo, ou simplesmente para entretenimento, na forma de brinquedos.
Na teoria da Computação, formalmente, um autômato é definido como sendo um modelo matemático de uma máquina de estados finitos.
A Historia e Oigem dos Autômatos
Um autômato é uma máquina que leva, no seu interior, um fonte de energia capaz de mover um conjunto de mecanismos combinados engenhosamente para imitar o