Autômatos
Apresentar um modelo de hipermídia como autômato para a concepção
De ambientes de Ensino-Aprendizagem via redes de computadores para apoio ao
Ensino de Inteligência Artificial (IA) em Cursos de Graduação e Pós-graduação em
Ciência da Computação e áreas afins; presenciais ou não. Onde o tema é o
Ensino de Redes Neurais Artificiais (RNA).
Hipermídia
Hipermídia o conjunto de meios que permite acesso simultâneo a textos, imagens e sons de modo interativo e não linear, possibilitando fazer links entre elementos de mídia, controlar a própria navegação e, até, extrair textos, imagens e sons cuja seqüência constituirá uma aversão pessoal desenvolvida pelo usuário”.
Definição de autômatos
Um autômato funciona como um reconhecedor de uma determinada linguagem e serve para modelar uma máquina ou, se quiserem um computador simples. É usado, por exemplo, em editores de texto para reconhecer padrões. Um conceito fundamental nos autômatos é o conceito de estado.
Autômato finito determinístico
Um autômato finito determinístico é um autômato que se encontra sempre em um único estado após ler uma seqüência qualquer de entrada. O termo determinístico implica que existe somente um estado ao qual o autômato pode transitar a partir de um estado atual.
Autômato finito não determinístico
Um autômato finito não determinístico tem o poder de estar em vários estados ao mesmo tempo. Esta habilidade é expressa com freqüência como a capacidade de adivinhar algo sobre a entrada.
Sistemas dinâmicos
Sistemas dinâmicos são sistemas fora do equilíbrio, caracterizados por estados que mudam com o tempo. São usados para modelar e fazer previsões de sistemas físicos, biológicos, financeiros, etc. Em um sistema dinâmico descreve-se um sistema como se estivesse descrevendo o mecanismo de como ele trabalha (internamente), especificando como o conjunto dos estados varia com o tempo. Tal descrição é suficiente para gerar uma definição comportamental
1° Definição
Um Sistema