Autonomia e integração através do movimento.
TURMA: MATERNAL, 1 E 2 PERÍODO
TEMA:
AUTONOMIA E INTEGRAÇAO ATRAVES DO MOVIMENTO
Problematização
Como trabalhar a autonomia na Educação Infantil, através da integração no movimento corporal?
Justificativa
A escola de Educação Infantil é um universo social diferente do da família, favorecendo novas experiências, ampliando seus conhecimentos a autoimagem também é construída a partir das relações estabelecidas nos grupos em que a criança convive. Um ambiente farto em interações, que acolha as particularidades de cada indivíduo, promova o reconhecimento das diversidades, aceitando-as e respeitando-as, ao mesmo tempo, que contribui para a construção da unidade coletiva, favorece a estruturação da identidade, bem como de uma autoimagem positiva. Na educação infantil, o brincar (corpo e movimento) é parâmetro para o desenvolvimento integral da criança, sendo que a leva, a se apropriar do mundo que a cerca.
A construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social possibilitando um desenvolvimento infantil de qualidade.
Objetivos de ensino
- Conquistar autonomia de forma progressiva em relação a si próprio, aos outros e aos objetos.
- Desenvolver a identidade, reconhecendo limites e capacidades.
- Ter prazer e divertir-se com a vida coletiva no CEI
- Desenvolver a oralidade e a sociabilidade através das atividades de integração.
-Desenvolver o sentido do ritmo, do espaço e compreender a necessidade de dominar o corpo e seus limites através do movimento.
-Englobar as expressões e comunicação também ligada ao desenvolvimento e a aprendizagem das crianças nessa faixa etária possibilitando o desenvolvimento de sua identidade e sua autonomia.
-Oportunizar a criança a construção de conceitos sobre qualificação, sequencia através de jogos, brincadeiras diversas, onde participe das atividades com autonomia.
-Brincar desenvolvendo de maneira lúdica integral, cada etapa