Automação
Pessoas e sistemas de automação Neste artigo, exploraremos mais uma possível integração que pode gerar ganhos significativos para as empresas. No contexto de sistemas de automação e pessoas, temos ainda muito que evoluir. As empresas ainda não conseguem definir critérios claros, transparentes e lógicos para a definição de necessidades de investimentos em sistemas e em pessoas.
Onde investir?
Devemos avaliar criteriosamente todos os investimentos a serem feitos , porém um grande dilema com que muitas empresas se deparam é o de Investir nas Pessoas VS Sistemas de Automação .
Quando nos referimos a investimento na Pessoa , queremos dizer treinamento , capacitação , ambiente , atividades manuais , eficiência do homem e quando nos referimos a investimentos em sistemas de Automação , falamos em Sistemas de Informação , Tecnologia , Automação , Poka-Yoke ( Sistemas a Prova de Falhas ) , Padronização , entre outros Fica evidente que estes dois extremos não levam aos melhores resultados para as organizações , porém precisamos ter consciência de que os melhores resultados são obtidos através de um adequado balanceamento destes investimentos , que devem ser avaliados continuamente , pois esta análise também é influenciada pela realidade externa ao negócio , como por exemplo : tecnologia , mão-de-obra , tendências , entre outros fatores externos
Analisando o gráfico , percebemos que até determinado ponto ( A ) não se viabilizam investimentos em sistemas e o investimento nas pessoas é suficiente para gerar os resultados necessários a empresa.
Porém , a partir deste ponto ( A ) , a empresa deve direcionar seus investimentos não só para as pessoas mas também para os Sistemas , visto que os resultados obtidos neste caso são maiores do que se a empresa continuar a investir somente nas pessoas , como podemos notar ao longo do tempo ( pontos B e C )
Conclusão
Se