Automação
Automação Comercial e seus sistemas.
Indice:
1. Definição.
2. História
3. Estrutura Básica Comum.
4. Periféricos de automação comercial.
5.
1.Definição
O termo Automação segundo o dicionário Aulete = “Uso de máquinas para controlar e executar suas tarefas quase sem interferência humana, empregando instruções previamente programadas e nelas registradas,e servomecanismos que detectam e interpretam situações para, de acordo com esses programas, dar novas instruções, adequando a ação às situações detectadas.” ,desta forma a definição exemplifica bem o que vimos todos os dias em qualquer comércio, desde o mercadinho do bairro até um hipermercado, que é a tecnologia aliada a automação para agilizar os processos e integrar soluções.
Nesta pesquisa abordarei as principais tecnologias utilizadas na automação e os sistemas que dão apoio no comércio.
História
O processo de Automação Comercial no Brasil está ocorrendo em um ritmo muito acelerado e é inevitável. Primeiramente, deve-se a recessão econômica, que gera a necessidade reduzir custos, elevar o lucro e a produtividade. E também a necessidade do Órgão Administrador de Tributos Federais (Receita Federal) combater a Sonegação e garantir a Arrecadação devida.1
Evolução dos Equipamentos Fiscais[editar]
Em 1878, foi inventada a primeira Caixa Registradora, por James e John Ritty, nos Estados Unidos. Para controle dos recebimentos de vendas. Posteriormente, surgiram as Caixas Registradoras Eletrônicas (CRE) que não pararam de evoluir até o atual Ponto de Venda (PDV). A partir de 1986, surgiram os primeiros Convênios Fiscais que oficializaram a utilização de Equipamento Emissor de Cupom Fiscal (ECF). Até o momento existem três tipos:
ECF-MR: Máquina Registradora
ECF-PDV: terminal de Ponto de Venda
ECF-IF: Impressora fiscal2
2. Estrutura Básica Comum
Para entendermos melhor como funciona a