Automação e Instrumentação
O modelo de fluido incompressível é conveniente porque simplifica muito a análise dos escoamentos. Lembre que nós utilizamos este modelo na derivação da equação de Bernoulli (veja o Cap. 5) e os vários exemplos apresentados neste livro mostram que o modelo de escoamento incompressível é útil na análise de muitos escoamentos.
Entretanto, qualquer estudo de mecânica dos fluidos que não inclua a análise do escoamentos incompressíveis é incompleto porque a compressibilidade dos fluidos é muito importante na análise de muitos problemas da engenharia. Por exemplo, a medição da velocidade em escoamentos rápidos requer uma análise que leve em consideração a compressibilidade do fluido.
O escoamento de gases nos componentes de uma turbina a gás normalmente é compressível e muitos aviões voam rápido o suficiente para que o escoamento em torno dele seja compressível.
A variação da massa específica nos escoamentos compressíveis requer uma atenção especial em relação ao comportamento da massa específica do fluido em relação as outras propriedades. A equação de estado do fluido, que não era tão importante na análise dos escoamentos incompressíveis, é vital na análise dos escoamentos compressíveis. É interessante ressaltar que as variações de temperatura encontradas nos escoamentos compressíveis normalmente são significativas e, assim, a equação da energia é muito importante. Fenômenos curiosos também podem ocorrer nos escoamentos compressíveis. Por exemplo, nós podemos detectar os seguintes fenômenos nos escoamentos compressíveis: acelerações provocadas pelo atrito, desacelerações em
dutos