Instrumentação e Automação Industrail
Redacção de Conclusão de curso
Curso de Instrumentação e Automação Industrial
Introdução Automacao,do latim automatus,mover-se por si; é um sistema automático de controlo pelo qual os mecanismos verificam seu próprio funcionamento, efectuando medições e introduzindo correcções, sem necessidade da interferência do homem. E é efectuando medições, que insere-se a instrumentação; Um instrumento é um dispositivo que é utilizado para medir, indicar, transmitir ou controlar grandezas características de sistemas físicos ou químicos; ele pode ser mecânico,pneumático,hidráulico,eléctrico,electrónico ou uma combinação quaisquer duas ou mais formas básicas.
Desenvolvimento
Nas indústrias de processo as variáveis de temperatura, pressão, vazão e nível são as principais variáveis. Um instrumento pode ser visto simplesmente como um aparelho que ao receber um estímulo na “entrada” produz uma “saída”. Por exemplo, se colocarmos uma Termo resistência num meio quente, ela faz variar uma qualquer grandeza de saída, no caso da Termo resistência a sua “saída” é um valor de resistência eléctrica.
A automatização Industrial diminui os custos e aumentar a velocidade da produção. Todavia, a automação industrial de uma máquina/processo consiste essencialmente em escolher, de entre as diversas tecnologias que se encontram ao nosso dispor, as que melhor se adaptam ao processo a desenvolver e a melhor maneira de as interligar para garantir sempre a melhor relação custo/beneficio. A automação industrial é normalmente dividida em 3 níveis: Nível de Campo - constituído pelos elementos a controlar (Ex: Motores) e pelos elementos de detecção (Ex: Sensores) Nível de Controlo - Como o próprio nome indica, é o nível onde se encontram os elementos que vão controlar o processo (ex: Autómatos) Nível de Supervisão - É composto pelos programas de interface homem-máquina e aquisição de dados (este nível não deve interferir directamente no