automação industrial
Construa sua casa com infraestrutura para automação e implante os equipamentos a qualquer tempo, de acordo com suas necessidades e possibilidades, sem quebra-quebra.
O projeto de instalações convencional não permite a implantação das tecnologias hoje disponíveis para uma residência. É cada vez mais comum observarmos instalações aparentes ou mesmo reformas para implantação de dutos e cabos que permitam o uso da Internet, de sistemas de alarme, som ambiente, controladores de acesso, etc. Essas instalações, feitas a posteriori, não permitem a integração das tecnologias.
Você pode construir sua casa com infraestrutura para automação e começar a utilizá-la de modo absolutamente convencional, sem instalar nenhum sistema adicional. A grande diferença é que você vai poder instalá-los a qualquer tempo sem precisar reformar tudo. É exatamente isso que faz da sua residência uma casa inteligente.
O projeto de automação prevê todos os pontos de comunicação (Internet, telefone e TV), todos os pontos de áudio (som ambiente e home theater), todas as cargas que deverão ser controladas (luzes, cortinas, etc.), a posição de todos os quadros de controle, lógicos e de automação, a posição de todas as tomadas e da central de aspiração, entre muitos outros itens que são estabelecidos com base na pesquisa de interesses realizada com sua família antes da execução do projeto.
O mais importante é que dutos e quadros sejam posicionados de maneira a permitir a posterior implantação e integração dos sistemas de automação. Assim, você poderá instalá-los de acordo com suas necessidades e possibilidades, a qualquer tempo.
É bom lembrar que equipamentos relacionados a tecnologia sempre são apresentados ao mercado com preços muito elevados e considerados artigos de luxo, no entanto a história nos mostra que eles rapidamente diminuem de preço e se popularizam. Basta para isso citarmos o exemplo do celular.
Muitos dos sistemas de automação já estão em franco processo de