Automação industrial
1- Quando surgiu o CLP?
O primeiro CLP foi criado em 1968 quando a Associação BedFord, uma companhia em BedFord, desenvolveu um dispositivo chamado Controlador Modular Digital para a General Motors (GM).
2- Que problema o CLP pretendia resolver inicialmente?
A GM com o objetivo de eliminar o tradicional sistema de controle das máquinas baseado a relê. Como os relês são dispositivos mecânicos, possuem sua vida útil limitada. Também é um tipo de obstáculo, uma vez que em uma aplicação seja necessário milhares deles. Dessa forma para alterar uma linha de montagem sem que tenha de fazer grandes modificações.
3- Definam sensores, controladores e atuadores.
Sensores: Os sensores medem grandezas mecânicas como de posição, de velocidade e aceleração; grandezas físicas como de temperatura, de fluxo, de nível e de pressão; grandezas químicas como de concentração, entre outras.
Controladores: São dispositivos concebidos para controlar e automatizar equipamentos e processos, devendo reagir e apresentar respostas a estímulos no menor tempo possível.
Atuadores: São elementos capazes de modificar grandezas físicas no sistema ao qual pertence. Geralmente produzindo movimento atendendo os comandos que podem ser manuais ou automáticos. Nesse processo também acontece à conversão de diferentes tipos de energia, são exemplos de elementos.
4- Cite as vantagens e desvantagens do CLP com relação a outros sistemas de controle.
• Menor consumo de energia elétrica;
• Reutilizáveis em novos projetos;
• Programáveis e reprogramáveis;
• Maior facilidade na localização de falhas;
• Maior confiabilidade;
5- Quais são os componentes essenciais da arquitetura de um CLP?
Entradas, Saídas, CPU - Unidade Central de Processamento, Memória (Arquivo de Dados e Arquivo de Programa), Fonte de alimentação e Dispositivo para programação
6- O que é uma CPU, quais seus componentes e qual sua função?
CPU (Unidade Central de