Automação Industrial
P3 - ATIVIDADE
Avaliação
Nome:
P1
X
P3
____________
NOTA
Nº: Turma: 3º TA
P2
Disciplina: MÁQUINAS ELÉTRICAS
Professor(a): EDUARDO Data: 06/06/2013
Período:
MATUTINO
X
NOTURNO
Assinatura Professor(a)
1) Desenhe o circuito equivalente de um gerador de excitação paralela (ou em derivação) e de um motor de excitação independente (ou separada).
2) Uma máquina c.c. de 0,25 hp, 125V, 1800 rpm, de excitação separada, controla uma carga que requer torque TL igual a 1,3 N.m a uma velocidade de 1673 rpm. A resistência do enrolamento de campo é Rf = 460 Ω, a resistência do enrolamento de armadura é Ra = 9,18 Ω e a constante de tensão da máquina é kv = 2,6 V/A.rad/seg. A tensão do campo é Vf = 125 V. As perdas por atrito e ventilação são desprezíveis. A corrente da armadura pode ser considerada contínua e livre de ondulação. Determinar(a) a f.c.e.m. Eg, (b) a tensão na armadura Va e (c) a corrente da armadura da máquina Ia.
3) É necessário tomar algum cuidado quando controlamos a velocidade de uma máquina C.C. pelo campo ? Qual?
4) Quais as principais partes constituintes de uma máquina girante de corrente contínua?
5) O que significa dizer que uma máquina C.C. opera em 4 quadrantes?
6) Qual a diferença entre frenagem dinâmica e frenagem regenerativa?
7) Qual a vantagem do funcionamento em malha fechada sobre o funcionamento em malha aberta?
8) Uma máquina C.C. de excitação separada é controlada por um conversor. A corrente de campo é mantida constante em If = 0,27 A e a constante de f.c.e.m. da máquina é Kv = 2,6 V/A.rad/s. A resistência de armadura é Ra = 8,18 Ω e a constante de atrito é B = 0,001 N.m/rad/s. O ganho do controlador de potência é K2 = 100. Determine o valor da regulação de velocidade em malha aberta, sabendo que a velocidade em vazio é de 1673 rpm e que o