Automação industrial
Automação
Atualmente o uso da tecnologia vem crescendo de forma acelerada. O que antes se usava mão de obra humana, hoje usamos máquinas e robôs e essa mudança é conhecida como automação. A automação consiste num sistema de equipamentos mecânicos e eletrônicos que se controlam automaticamente, reduzindo assim o esforço físico do homem. Os sistemas de automação são compostos por cinco elementos: - acionamento: esse elemento despende de sistemas de energia para realizar seu trabalho. Ex.: motores elétricos; - sensoriamento: mede o comportamento do sistema de informação ou uma propriedade de algum de seus componentes. Ex.: termopares para medição de temperatura. - controle: ajusta o acionamento utilizando os dados dos sensores. - comparador: compara valores medidos com valores pré-estabelecidos e toma a decisão sobre quando atuar o sistema. Ex.: programas de computadores. - programas: contêm informações de processo e controlam as interações entre os componentes. Quanto a sua classificação, a automação é classificada de acordo com a área de aplicação. Por exemplo: automação bancário, automação industrial, agrícola, entre outros.
Automação Industrial
A automação Industrial faz uso de “controlo de sistemas”, “comando numérico (CNC)”, “controladores lógicos programáveis (PLC)”, “informática (CAD, CAM, CAx)” para controlar maquinas industriais e processos industriais.
São reunidos três grandes áreas na automação industrial:
1. A mecânica, as máquinas no possibilitam transformar as matérias primas em produtos consumíveis.
2. A engenharia elétrica que dispões de motores, seus acionamentos e a eletrônica indispensável para o controle e automação;
3. A informática que através das arquiteturas, linguagens de programação, bancos de dados e redes de comunicação permitem disponibilizar informações e controle de máquinas.
Assim, a automação, tão presente nas atividades humanas, está presente também nos processos industriais,