Automatização de uma linha de produçÃO
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Sensoriamento e aplicabilidades
Instrumentação industrial
FERNANDO ROLDÃO
DIEGO MARQUES NASCIMENTO
WELINGTON TEIXEIRA
FÁBIO SANTOS
Claudiano S. Borges
Ronan Alves
São Paulo
2013
FERNANDO ROLDÃO RA: 25139
DIEGO MARQUES NASCIMENTO
WELINGTON TEIXEIRA
FÁBIO SANTOS RA: 25090
Claudiano S. Borges
Ronan Alves
Sensoriamento e aplicabilidades
Instrumentação industrial
Professor: José Marcos
São Paulo
2013
RESUMO
Este trabalho nos esclarece o que é sensoriamento e suas aplicabilidades tendo como principio identifica-los, dando breves exemplos de aplicabilidades.
ABSTRACT
This paper clarifies what is in sensing and its applicability as a principle identifies with them, giving brief examples of applicability.
SUMÁRIO
Introdução
Não seria exagero dizer que hoje em dia todos os sistemas que exigem um tipo de controle possuem sensores, nos sistemas mais simples aos mais complexos isso porque as informações fornecidas pelos sensores vão permitir que existam um controle do sistema. Nos automóveis, por exemplo, nos mais simples aos mais sofisticados, lá estão eles, os sensores que indicam o nível do óleo, nos sistemas de freios e também nos sistemas que indicam o volume de combustível no tanque, que serve justamente para o condutor saber a hora em que precisa abastecer.
Resumindo, a função do sensor é indicar um valor ou uma condição de uma grandeza física para que haja controle desta grandeza física que está sendo controlada, ao controlar, por exemplo, o volume de combustível no tanque o condutor tem controle sobre o sistema de combustível e assim ele pode abastecer o carro quando ele está sem combustível, nos carros mais automatizados existem até sensores para indicar que o condutor está sem sinto de segurança, existem também sensores de estacionamento, GPSs que indicam a velocidade que você está e para onde deve seguir e automóveis com