Estudo de caso automação na criação de suinos
Título: Automatização de linha de produção: sistema controlado da produção de suínos
Gabriel Travensolli da Silva – Graduando – RA 22116
Daniel Augusto Bernardes – Graduando – RA 19332
Vitor Monteiro da Rocha – Graduando –RA 19375
Zélia Gabriela Ferreira Gomes – Graduanda – RA 19349
Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI
Campus Itabira
1. Introdução
1.1 Apresentação do Assunto
A criação e manejo de suínos para diversos fins é um processo sempre tido como manual e rudimentar, feito em campo e com pouco ou nenhum uso de técnicas modernas de automação. Porém, nos últimos tempos esse quadro está mudando, e o que antes era tido como manual e rudimentar, vem ganhando traços modernos e automatizados, o que acumula diversos benefícios, tanto para quem produz quanto para o consumidor do produto final oriundo dos suínos. Em diferentes tipos de criações, a automação já está presente a mais tempo como por exemplo na ordenha de vacas para extração de leite, onde todo o processo pode ser automatizado a alguns anos. No caso da criação de suínos, a automação ocorre em volta do processo de criação, com intuito de agilizar e aperfeiçoar tarefas, diminuir a mão-de-obra humana, o que reduz custos a longo prazo, e como consequência de tudo isso, aumenta a produção, no caso, a quantidade de porcos sendo criados ao mesmo tempo.
1.2 Objetivos
Os objetivos da presente pesquisa consistem em analisar a linha de produção de suínos da fazenda “Nome da Fazenda”, detectar os problemas nas várias etapas da criação dos animais, analisar e desenvolver soluções automatizadas para otimizar os processos na produção.
1.3 Objeto de Pesquisa
Linha de produção de carne suína na fazenda “Nome da Fazenda”, localizada no município de Nova Era, localizada a 137 km da capital mineira, Belo Horizonte.
1.4 Metodologia
O presente trabalho consiste em um estudo de caso, em que se desenvolverá uma pesquisa bibliográfica para