Autocuidado na diabetes
Autocuidado na Diabetes
Introdução
A diabetes é uma das doenças humanas mais antiga que se conhece. O seu nome completo é diabetes mellitus, provém das palavras gregas “sifão” e “açúcar”, que descreve o sintoma mais evidente da diabetes descontrolada: verter grandes quantidades de urina, esta é doce porque contém açúcar (glicose). Apesar de existirem descrições dos sintomas da doença feitas por antigos Persas, Indianos e Egípcios, uma verdadeira compreensão acerca da diabetes só se desenvolveu ao longo dos últimos cem anos.
No final do século XIX, dois médicos alemães descobriram que o pâncreas, uma glândula de grande tamanho situada atrás do estômago, produz uma substância que impede a subida dos níveis de glicose no sangue (glicemia). A Diabetes é uma doença crónica caracterizada pelos grandes níveis de glicose no sangue e surge quando o pâncreas não funciona, ou não produz insulina suficiente. É um problema grave, de evolução lenta e progressiva, que afronta milhares de pessoas no mundo, e que necessita de um tratamento intensivo e de uma orientação médica adequada.
Com este trabalho, pretendemos demonstrar que a educação é parte essencial no controlo da diabetes e consiste num processo contínuo de alteração de hábitos de vida que requer tempo, espaço, planeamento, material didático e profissionais capacitados, para que seja possível a pessoa auto cuidar-se e ter uma qualidade de vida aceitável. Apenas seguir a prescrição médica corretamente aplicando a dose e o tipo de insulina no momento certo não é o suficiente para a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos. A educação na diabetes pode ser desenvolvida de várias maneiras, como através de dinâmicas de grupos, folhetos informativos, palestras, entre outros. Para tal, elaboramos este trabalho com vista a demonstrar uma adequada educação em saúde, que possa despertar interesse e esclarecer todo o tipo de dúvidas.
Assim, ao longo desta