AUTO ESTIMA
Pulso firme a agenda realista: Muitos dos meus pacientes não têm uma agenda diária além do horário das refeições e visitas ao médico. Desta forma, normalmente fica a meu cargo definir como serão os horários das sessões. Freqüentemente eu vou a casa dos meus pacientes e os atendo em suas casas ou apartamentos, com isto eu aprendi que é vital determinar alguns limites. Normalmente eu agendo 15 minutos entre os atendimentos, visto que os idosos se movimentam mais vagarosamente e necessitam de um tempo mais longo para se vestir e despir.
Elenor, 91, caminha lentamente devido a uma artrite, ela sempre dá uma paradinha para contar uma estória no caminho da cama ao banheiro. Ela me convida para ficar para o chá da tarde, quer me mostrar todos os pertences da família e me conta sempre uma estória a mais... Ela, o marido e suas crianças escaparam do Holocausto. Eu aprendi a lidar, com muita sensibilidade, nestas situações onde as lembranças do passado e do presente vem à tona, visto que tenho consciência que a massagem estimula o compartilhamento destas lembranças. A pessoa sente vontade de falar, compartilhar suas vivências, isto é muito bom para ela (e para mim também). Eu sou muito atenciosa com Eleanor enquanto estou com ela, massageando suas pernas doloridas e apreciando o notável ser humano que vive naquele frágil corpo. Mas tenho que dizer a ela, gentilmente e de maneira firme que necessito ir embora.
Por outro lado, Rose, 95, levanta-se de sua cama, veste-se com facilidade e só necessita de ajuda para colocar as "teimosa" próteses que vão em seus tornozelos. Ela me incentiva a partir brevemente para evitar trânsito. Sua preocupação para comigo me