Auto eco
FACULDADE DE TECNOLOGIA DA ZONA LESTE
Logística: Planejamento dos Recursos e Processos Produtivos
Prof. Fábio Machado – 08/Mar/2012
Exercícios propostos – Gestão de Compras
1) O gestor de materiais de uma empresa analisa a possibilidade de adquirir um equipamento ou sua locação. O valor total da máquina é de $600.000,00, compostos por uma parcela no ato do pedido de 15% do valor do equipamento e o saldo devedor em quatro parcelas iguais, trimestrais.
A máquina é entregue imediatamente e no primeiro semestre de sua operação espera-se prejuízo de 5% do saldo remanescente do equipamento. Ao final da quitação do contrato, o gestor de materiais prevê lucro de 10% do valor da máquina.
A locação de equipamento semelhante no mercado é de $25.000,00 mensais, com período mínimo de 36 meses. A taxa de juros corrente é de 25% ao ano. Qual a melhor decisão? Comprar ou alugar?
Dicas:
a) Elaborar a composição de pagamentos no período (Fluxo de caixa);
b) Converter a taxa de juros (ano/mês); Fórmula: i = [(1 + i)¹/ⁿ] – 1 x 100
c) Utilizar duas casas decimais e observar regra de arredondamento;
d) Calcular o Valor Presente (PV) do equipamento na data “zero”; Fórmula: PV = FV . 1 / (1+i)ⁿ
e) A comparação com o custo de locação deverá utilizar o Valor Presente (PV), porém o prazo do contrato (n) será de 36 meses. Fórmula: PMT = PV . [i . (1 + i)ⁿ] / [(1+i)ⁿ – 1]
2) Dois modelos de máquinas podem ser comprados para desempenharem as mesmas funções. O Tipo “A” tem um custo inicial baixo ($5.000), mas um alto custo de operação ($1.000 por ano), com uma vida útil de 5 anos. O Tipo “B”, mais caro ($10.000), tem custo operacional anual de $500 e pode ser economicamente utilizado por 10 anos. O valor residual dos dois modelos é o suficiente para pagar a sua remoção. Que máquina comprar, se o custo do capital é de 12% ao ano?
Dicas:
a) Elaborar a composição de pagamentos no período (Fluxo de caixa);
b) Observar que o primeiro modelo tem