Simbologia do mito de narciso
Narciso é filho da ninfa Liríope e do deus-rio Céfiso , conhecido por sua insaciável energia sexual , em cujas margens nenhuma ninfa poderia chegar e sair intacta.
Liríope passeava quando se aproximou das margens do rio , Céfiso a aprisionou e desse contato a engravidou. Para ela , tal fato foi repugnado , porém deu à luz a um menino de beleza inimaginável. Logo, Liríope atormentou-se , pois para os deuses , a beleza fora do comum é algo condenável e temido. Competir com os deuses em beleza era uma afronta inexoravelmente punida. E Narciso era mais belo do que os Imortais.
Narciso seria desejado pelas deusas, pelas ninfas e pelas jovens da Grécia inteira! Mas uma beleza assim, nunca vista, conturbava o espírito de Liríope. O temor levou-a a consultar Tirésias , um velho sábio cego que tinha o poder da adivinhação , para saber o futuro de seu filho. Tirésias lhe respondeu que Narciso viveria até a idade madura , “Se ele não se vir ...”.
Condenado a não ver sua própria imagem , os anos se passaram E as grandes paixões pelo filho do rio Céfiso começaram… Jovens da Grécia inteira e ninfas, estavam irremediavelmente presas à beleza de Narciso, que, no entanto, permanecia insensível , indiferente à essas paixões . Preferia viver só, pois não havia encontrado ninguém que julgasse merecedora do seu amor.
Entre as grandes apaixonadas estava a bela ninfa Eco, que havia regressado do Olimpo após um grave acontecimento. Em obediência ao grande Zeus , Eco , que era dona de uma tagarelice invencível, distraíra Hera com suas conversas enquanto seu marido a traía num passeio amoroso pelo habitat das encantadoras mortais. Hera , percebendo a artimanha da ninfa, condenou-a a não mais poder falar uma só palavra por sua iniciativa, a não ser repetir sempre as últimas palavras ditas pelos outros.
Um dia a ninfa passeava por um bosque quando viu Narciso , que perseguia a caça pela montanha. Eco foi tomada de paixão e encantamento pelo belo jovem.