Mito
Pessoas de todos os tempos e de todos os tipos de cultura constataram que a vida está repleta de mistérios.
Por exemplo: qual é a origem do mundo, o que faz as coisas crescem, de que modo ocorrem as marés, por que há terremotos, para onde vão as pessoas quando morrem, se é que vão para algum lugar ?
Na tentativa de responder a perguntas como essas, o homem criou narrativas que transcendem a existência comum e cotidiana e que se enraizaram em diferentes culturas, chamadas de Mitos.
O mito começou na Grécia Antiga, com a vontade do ser humano de compreender o mundo, são narrativas utilizadas pelos povos gregos antigos para explicar fatos da realidade e fenômenos da natureza, as origens do mundo e do homem que a ciência ainda não havia explicado, através de rituais em cerimônias, danças, sacrifícios e orações, tornando assim o mundo que até então era desconhecido, conhecido ao Homem.
Utiliza-se de muita simbologia, personagens sobrenaturais, deuses e heróis. Todos estes componentes são misturados a fatos reais, características humanas e pessoas que realmente existiram. Seria um modo fantasioso de mostrar a realidade do mundo, de modo que o ser humano se sinta acomodado com o que é proposto a ele. Entretanto, nem sempre é utilizado na simbologia correta, porque também é usado em referência as crenças comuns que não tem fundamento objetivo ou científico. Porém, acontecimentos históricos podem se transformar em mitos, se tiver uma simbologia muito importante para uma determinada cultura. É o caso das lendas
Mas, e quanto aos nossos dias, os mitos só tiveram importância nas antigas sociedades?
Tradicionalmente, a criação de mitos e lendas, olha para o passado para tentar fazer com que o presente tenha sentido. Ao invés disso, alguns mitos modernos olham para o futuro. A criação de mitos, assim como a superstição, não é apenas propriedade de pessoas que viveram há milhares de anos atrás. Isto persiste através da história.
Mito de Narciso
Na mitologia