Autismo
O que é o autismo?
No geral, o Autismo é um termo usado para descrever um distúrbio no desenvolvimento do cérebro causado por condições genéticas e ambientais, e também pode ser conhecido como “Transtornos do Espectro Autista” (TEA).
No grupo do TEA, fazem parte o Autismo, a síndrome de Asperger e outros transtornos globais do desenvolvimento sem outras especificações.
O autismo foi descrito pela primeira vez em 1943 por Leo Kanner, um médico austríaco e no mesmo ano Hans Asperger desenvolveu sua tese sobre a psicopatia autista da infância.
Sugeriu-se a hipótese por volta de 1950/60 de Bruno Bettelheim que o transtorno autista surgia na gestação pelo fato da mãe rejeitar e não se importar com o bebê. Mas pesquisas científicas mostraram que na verdade, os fatores genéticos associados aos ambientais seriam os responsáveis pelo transtorno, derrubando a hipótese de que a mãe indiferente ao bebê poderia ser o causador. Os possíveis causadores ambientais seriam a contaminação por mercúrio durante a gestação e outros prejuízos durante o pré-natal ou logo após o nascimento, existe também a hipótese de uma lesão no sistema reticular.
Principais características do autismo:
Dificuldade em se comunicar;
Dificuldade em se interar socialmente;
Repetir ações.
Não respondem quando são chamados;
São hiperativos;
Não gostam de estar com um grupo de pessoas;
Não gostam de mudanças na rotina;
Aparentam insensibilidade quanto à dor;
Aversão á toques;
Extremo incômodo em mudanças na rotina, pois são muito sistemáticos;
Dificuldade em manter contato visual.
O autismo pode ser confundido com a síndrome de Asperger por possuir certa semelhança, mas existem diversos pontos de convergência, por exemplo, o QI do autista é baixo, do portador de Asperger é acima da média, entre outros.
Sintomas para a identificação do autismo
Imobilidade corporal por um longo período;
Atração por objetos circulares ou em movimentos repetidos e contínuos;
Mover o corpo de forma