Exame fisico da genitália masculina
Inspeção e Palpação
Região Pubiana
Inspecione a região pubiana, observando a distribuição dos pelos e pesquise na base destes se existe presença de parasitas. Observe ainda a pele e pesquise a presença de vermelhidão, escoriações, lesões, nódulos ou massas.
Pênis
Inspecione a pele, conforme descrita acima, forma e tamanho do pênis. Palpe toda e qualquer anormalidade do pênis, pesquisando hipersensibilidade, áreas de endurecimento. No prepúcio, caso se encontre presente, solicitar ao paciente que retraia o mesmo ou explicar que irá fazê-lo, expor a glande e observar a presença de secreções (lembrando que uma substância caseosa esbranquiçada pode ser observada, denominada esmegma, e pode acumular-se sob o prepúcio).
Quando observada a existência de esmegma é importante orientar o cliente com relação à higienização correta e os problemas que podem ser causados pelo acúmulo dessa substância, observar ainda lesões e sinais de inflamação.
É importante recordar que:
- Fimose: é um prepúcio apertado que não possibilitada mobilidade de retração para exposição da glande.
- Parafimose: é um prepúcio apertado, porém que permite retração, uma vez retraído não retorna a sua posição original, propiciando um edema.
- Hipospadia: é um deslocamento congênito ventral do meato.
Na glande, pesquise a presença de nódulos, sinais de inflamação, lesões, cicatrizes. Verifique a localização do meato uretral e observe a presença de secreções. Comprima suavemente, entre o dedo polegar e indicador. O normal é a não ocorrência de secreção. Se for notada, ou o paciente referir que observou a presença e durante o exame não foi notado,