autismo
Psicologia
O que é o autismo? O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento, é uma alteração que afecta a capacidade de comunicação do indivíduo, de socialização e de comportamento.
Esta desordem faz parte de um grupo de síndromes chamado transtorno global do desenvolvimento (TGD), também conhecido como transtorno invasivo do desenvolvimento (TID).
Mais recentemente adoptou-se o termo Transtorno do Espectro Autista (TEA) para englobar o Autismo.
Algumas crianças, apesar de autistas, apresentam inteligência e fala intactas, outras apresentam sérios problemas no desenvolvimento da linguagem. Alguns parecem fechados e distantes, outros presos a rígidos e restritos padrões de comportamento.
No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, ou seja, no dia 2 de Abril, a ONU declarou que, segundo especialistas, acredita-se que a doença atinja cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, afectando a maneira como esses indivíduos se comunicam e interagem.
Um dos mitos que é comum no autismo é que pessoas autistas vivem no seu mundo próprio, interagindo com o ambiente que criam; isto não é verdade.
Se, por exemplo, uma criança autista fica isolada no seu canto observando as outras crianças brincarem, não é porque ela necessariamente está desinteressada nessas brincadeiras ou porque vive em seu mundo. Pode ser simplesmente que essa criança tenha dificuldades de iniciar, manter e terminar adequadamente uma conversa.
As características do autismo são:
Dificuldade de relacionamento com outras pessoas
Pouco ou nenhum contacto visual - não olha nos olhos
Aparente insensibilidade à dor - não respondem adequadamente a uma situação de dor
Preferência pela solidão; modos arredios - buscam o isolamento e não procuram outras crianças
Rotação de objectos - brinca de forma inadequada ou bizarra com os mais variados objectos
Inapropriada fixação em objectos
Perceptível hiperactividade ou extrema inactividade - muitos têm problemas de sono ou