Política Públicas e LDB
a) O crescimento da demanda social da educação aconteceu aliado ao desenvolvimento da industrialização, modernização econômica, urbanização, a intensificação da importação tecnológica, a ampliação dos cargos burocráticos, a expansão de setores diversificados na economia e a heterogeneidade da composição social.
b) Em 1990 houve um recuo do Estado na provisão direta dos serviços, a ampliação das responsabilidades das comunidades locais nas prestações de serviços públicos, a vinculação as contingências imediatas, a desregulamentação das normas jurídicas administrativas e organizacionais, e suas substituição por normas mais flexíveis, coerentes com os interesses individuais; a influência da lógica de mercado na administração da educação; o comprometimento dos direitos sociais adquiridos e a precarização dos serviços prestados; a adoção de modelos locais e diferenciados adequados as demandas segmentadas dos nichos de mercado.
2- A autora se refere s mudanças nas finalidades educativas que passaram a ter uma descentralização adequando o sistema educacional a lógica do mercado, a escola deve produzir uma oferta relacionada à demanda dos usuários, a participação familiar passa a ser incentivada com propósito de levar o cidadão a exercer o direito de escolher as mercadorias (programas, disciplinas, conteúdos, métodos). Ocorre um afastamento de educação para todos por uma substituição de educação como projeto individual.
3- Vivemos diante do exposto pela autora que a escola passou a ser responsável pela elaboração de sua matriz curricular dando prioridade as escolhas pessoais, da diversidade, da subjetividade, da liberdade e da autonomia do aluno, dando relevância aos conteúdos e métodos individualizados. Percebemos que as políticas educacionais trazem mudanças significativas na forma de organização do sistema de ensino, tira-se a pluralidade e substitui-se pelo particularismo de grupos, rejeitando-se conhecimentos objetivos e princípios universais.
4- A Lei