Autismo
Faculdade de Ciências Humanas, Letras e Artes
Curso de Pedagogia
TRABALHO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Curitiba
2013
JESSICA MYLENA
REGIANE DIAS DE MELO
TRABALHO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Pesquisa apresentada à disciplina Alfabetização e Letramento, no curso de pedagogia, noite, quarto período, faculdade de Ciências Humana, Letras e Artes da Universidade Tuiuti do Paraná Sob orientação do Professor Maria Iolanda Fontana.
Curitiba
2013
A autora Maria Rosário Mortetti ultilizou critérios de análise para a divisão dos quatro momentos da história dos métodos.
1) Quais foram os critérios?
- Os critérios foram de dividir o período em quatro momentos cruciais, cada um deles caracterizado pela disputa em torno de certas tematizações, normatizações e concretizações relacionadas com o ensino da leitura e escrita e consideradas novas e melhores, em relação ao que, em cada momento, era considerado antigo e tradicional nesse ensino. Em decorrência dessas disputas, tem-se, cada um desses momentos, a fundação de uma nova tradição relativa ao ensino inicial da leitura e escrita.
2) Como a autora caracterizou cada momento quanto
2.1) Contexto histórico
2.2) Caracteristicas dos métodos quanto:
A) Leitura : B) Escrita
- A partir de 1890, implementou-se a reforma da instrução pública no estado de São Paulo. Pretendendo servir de modelo para os demais estados, essa reforma se iniciou com a reorganização da Escola Normal de São Paulo e a criação da Escola-Modelo Anexa; em 1896, foi criado o Jardim da Infância nessa escola. Do ponto de vista didático, a base da reforma estava nos novos métodos de ensino, em especial no então novo e revolucionário método analítico para o ensino da leitura.De acordo com esse método analítico, o ensino da leitura deveria ser iniciado pelo “todo”, para depois se proceder à análise de suas partes constitutivas. No entanto, diferentes se