Autismo
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
Curso de Licenciatura Plena em Educação Física
GLAYDSON PEREIRA COSTA
PROJETO DE PESQUISA
Belém – PA
2013
GLAYDSON PEREIRA COSTA
PROJETO DE PESQUISA
Trabalho entregue como requisito avaliativo da disciplina Pesquisa e Prática Pedagógica IV, ministrada pela professora GLAUCEA KANECO.
Belém – PA
2013
Projeto de pesquisa
Área temática: Autismo
Possível título: Inserção do autista no ambiente escolar.
Objeto de estudo: O objeto de estudo deste projeto é contribuir para o desenvolvimento de práticas de inclusão na educação escolar de alunos portadores de autismo e orientações aos pais e profissionais educadores.
Justificativa e Problemática O autismo é um distúrbio do desenvolvimento ao longo da vida, que afeta a maneira como uma pessoa se comunica, relaciona-se e se comporta diante de outras pessoas. Ele também afeta o modo de como eles fazem sentido do mundo ao seu redor. Acredita-se que sua origem esteja relacionada com alguma anormalidade da parte do cérebro, mais não conclusiva e que, provavelmente, seja de origem genética, gestação ou no parto. Os diferentes níveis de autismo variam de moderado a severo. As pessoas com autismo severo podem ser incapazes de falar e parecem indiferentes às outras pessoas. As que têm autismo moderado podem parecer incrivelmente inteligentes, mas podem ser estranhas nas interações sociais. A maioria das pessoas com autismo encontra-se em algum lugar entre esses dois extremos. A sua primeira descrição foi em 1943 pelo Dr. Leo Kanner.
Procurei neste trabalho acadêmico, enfocar a questão dos autistas na sua participação no âmbito escolar, mas, analisar de forma sistematizada os diversos direitos e interesses no âmbito da sociedade.
Cutler (2000) destaca que é possível encontra diferenças de posicionamentos entre escolas particulares e públicas