Autismo
O desenvolvimento e a vida escolar das crianças com autismo e Síndrome de Asperger
RESUMO
O desenvolvimento de crianças com Autismo e Síndrome de Asperger no ambiente escolar. As diferenças entre autismo e Síndrome de Asperger. As possíveis ações que a escola juntamente com a família deve exercer a fim de propiciar uma educação de qualidade a essas crianças.
Palavras-chave: Autismo. Síndrome de Asperger. Educação.
1 INTRODUÇÃO
Atualmente o autismo é classificado como um transtorno invasivo do desenvolvimento que envolve graves dificuldades ao longo da vida nas habilidades sociais e comunicativas, além daquelas atribuídas ao atraso global do desenvolvimento e também comportamentos e interesses limitados e repetitivos. As crianças com autismo interpretam o mundo de maneira diferente. O autismo é caracterizado pela dificuldade de comunicação ou empatia com o outro, falta de contato social, traços obsessivos e comportamentos repetitivos. Existe um grande número de sintomas que podem variar de intensidade e tipo. Uma forma leve de autismo é conhecida como Síndrome de Asperger, onde a criança frequenta escolas regulares e ter uma vida independente quando envelhecer. É comum pessoas com Síndrome de Asperger serem confundidas como autistas, embora existam sintomas típicos que evidenciam essa diferença. O processo de educação dessas crianças devem se dar de maneira especial para que possam desenvolver todas as suas habilidades. Nesse processo a escola e a família devem trabalhar em conjunto para buscar esses resultados. Relacionar e descrever as diferenças e semelhanças entre autismo e Síndrome de Asperger.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1. AUTISMO
Em relação ao desenvolvimento da criança autista Bosa (2006) afirma: A criança autista tem um desenvolvimento incomum e inadequado que pode persistir por toda sua vida. Geralmente esta perturbação psíquica