Aum Shinrikyo
AUM SHINRIKYO
オウム真理教
Kristiny Silvestre
203324
Lucas Passarella
205683
Ricardo Pasqualini
205949
São Paulo
2014
IDENTIFICAÇÃO DO GRUPO
Nome Oficial: Aum Shinrikyo.
Significado: A verdade suprema de Aum (Referência à doutrina do grupo)
Bandeira:
Surgimento: 1984
Principal Líder: Shoko Asahara.
Objetivo: Recuperar as doutrinas do Budismo verdadeiro bem como proteger os membros do grupo do apocalipse, eliminando qualquer um que se opusesse à suas crenças.
Ideologia: Fundamentalista Radical Budista e Anti-imperialista.
Alvo: População civil em geral que não compactuasse com as crenças do grupo.
Apoio/ Financiamento: Elite Japonesa membro do Grupo e tráfico de drogas com a Yakuza.
HISTÓRICO DA ORGANIZAÇÃO
Para que se possa entender o surgimento do grupo bem como sua motivação e adoção do terrorismo como forma de manifestação, é importante entender o contexto internacional dos anos 90. De acordo com acordo com Hudson, é possível perceber notáveis diferenças entre os grupos dos anos 70 e os novos grupos. Os últimos surgem de uma motivação fundamentalista religiosa com o discurso de terrorismo de destruição em massa. Em tal cenário, Aum Shinrikyo se desenvolveu e se proliferou com uma atitude diferente quanto à violência – maximizar a destruição contra qualquer inimigo do grupo – uma divisão muito bem definida entre “eles”, inimigo, e “nós”, Aum Shinrikyo. (HUDSON, 1999)
O grupo surgiu inicialmente com um propósito religioso e místico pelo seu fundador Chizuo Matsumoto (posteriormente alterou seu nome para Shoko Asahara). No entanto, considera-se que o grupo ainda era embrionário, uma vez que o foco de Matsumoto era uma escola de Yoga chamada Aum Inc. inaugurada em 1984 em um pequeno Studio em Tóquio. Seu propósito era dar equilíbrio de energia positiva as pessoas e seu slogan era desfrutar da yoga para desenvolver poderes phychic