Armas quimicas
Professor: Matuzalem
Grupo: Marcilio Caio e Raffael
Trabalho: Armas Químicas e Biológicas
Armas químicas:
O que são?
Armas químicas são armas que transportam substâncias tóxicas irritantes que atacam a orofaringe (uma das divisões da faringe), pele e tecidos de animais e vegetais. Muitos destes compostos, após reação, produzem ácidos muito fortes. Neste caso, a infra-estrutura de uma cidade pode ser prejudicada e possivelmente haverá contaminação do solo e do lençol freático.
Como agem?
Age em grandes quantidades de pessoas de forma a agir por transmissão, seja elas vírus, bactérias, enfim elas serão muito mais destruidoras, pois agem silenciosamente e não tem odores, nem sabores, enfim é muito mais perigosa, no entanto as armas químicas também têm o seu poder.
Ex: os Agentes organofosforados, que agem sobre o sistema nervoso, bastando pequenas quantidades sobre a pele para provocar convulsões e morte.
Como são fabricadas?
Boas partes das armas químicas ainda em uso são de
Compostos da classe dos organofosforados, a mesma classe usada em inseticidas e agrotóxicos. Porém, são pesticidas para matar pessoas. Em geral, as armas químicas são ésteres de fosfatos orgânicos, com uma estrutura geral do tipo R1R2XP=O, onde R1 e R2 são grupos alquila e X é um halogênio, como cloro ou flúor. Estes compostos têm ação tóxica vasta, que normalmente inclui ação combinada asfixiante, devido à formação de ácidos nos pulmões, irritante aos olhos e, o que é pior, ação neurotóxica. Os organofosforados interrompem reações químicas envolvidas na transmissão dos impulsos nervosos. Desde quando são usadas?
Há relatos do uso de armas químicas desde a Antiguidade. Os gregos usaram flechas envenenadas em suas guerras há mais de 2 mil anos. Mas em 1995, o grupo Aum Shinrikyo liberou gás sarin (que atua no sistema nervoso) no metrô de Tóquio. Milhares ficaram feridos e 12 pessoas morreram sem que houvesse qualquer bomba ou míssil gigante