simbolos
Seita é um termo que deriva do latim "secta" cujo significado é seguidor. O termo é utilizado para designar um grupo numeroso de uma determinada corrente religiosa, filosófica ou política que se destaca da doutrina principal. Sectário é um termo que designa o indivíduo que faz parte de uma seita. Uma seita pode também ser considerada uma "divisão", "partido" ou "facção". Informalmente, o termo pode ser utilizado para definir qualquer grupo organizado de pessoas que defendam as mesmas ideias ou tenham causas em comum.
2 Muitos grupos religiosos rejeitam a pecha de “seitas”. Outros assumem tal denominação. Pesquise alguns grupos que se encaixem em ambos os casos e explique os motivos que cada um deles dá para justificar sua identificação ou não com a caracterização de “seitas”.
Ordem do Templo Solar: É um grupo religioso que é denominado seita,foi criado em 1984 por Luc Jouret, um belga e neo-nazista. O grupo seria cristão e também conhecido como a segunda vinda de Cristo e os Cavaleiros Templários. Alega-se que uma criança foi sacrificada por pensarem ser o anticristo em 1994, dias depois ele e dúzias de seguidores cometeram suicídio.
Aum Shinrikyo: É um grupo religioso fundado na década de 1980, Aum Shinrikyo é famosa pelos ataques ao metrô de Tóquio com o gás sarin em 1995, matando 12 e ferindo mais de 5 mil pessoas. As crenças da seita são frequentemente descritas como uma mistura de aspectos destrutivos de várias religiões. Vários seguidores acreditavam que iriam desenvolver super-poderes e outros saboreavam a chande de lutar contra o materialismo japonês.
Islamismo e Cristianismo: Não se dizem seitas e recusam essa definição para sua organização, pois em suas concepções são sociedades grandes, com os maiores números de adeptos no mundo, inclusivas, consagradas e não aceitam ser acusadas de