simbolo
Arteterapia 2º ano
. O que é símbolo?
O símbolo, cujo nome deriva do grego symballein “colocar junto”. Símbolos são imagens metafóricas que incorporam um contraste e sua resolução, um problema e sua resposta. Isto significa que entre os vários aspectos do conceito que um símbolo reflete, há pelo menos um par de aspectos contrastantes cuja reconciliação é sugerida através da estruturação da imagem simbólica. Assumimos que os símbolos constituem uma forma especifica de se expressar ou representar um significado, e que o significado representado não é completamente fixado através de convenção. Juntas, essas suposições sugerem que os símbolos podem se diferenciar de sinais no que concernem as características do significado ou do “veículo” do significado para os quais se aplica, e formam um objeto de maior interesse a muitas disciplinas, desde a filosofia, religião, misticismo, psicologia, antropologia até a lingüística e a semântica. Esta variedade de interesse, contudo, parece ter contribuído menos para a clarificação de processos que envolvem do que para a extensão de usos e significado do termo.
Para Jung, símbolos salva o indivíduo da tirania do inconsciente, esquizofrenia, e da tirania da massa coletiva, perda da individualidade, possibilitando a pessoa a tornar-se verdadeiramente ela mesma no sentido humano e social da palavra. Mas segundo Koestler, a unificação do especifico com a geral efetuada pelos símbolos alivia as tensões provocadas pelo evento particular, através de sua inserção no universal, da mesma forma que estar com os pés na terra para o recebedor de uma carga elétrica, dissipa as vibrações através do “contato com a terra e sua capacidade infinitamente maior de absorção”.
. O que é linguagem simbólica?
Ela pode ser comunicada através de uma instância exemplificadora, um objeto, um fenômeno, um animal ou pessoa que estão relacionados ao conceito como espécime de sua conotação ou como parte de sua denotação.