Aulas
* O papel da variável poder no processo de negociação
A variável poder está sempre presente em qualquer situação que envolva negociação .Pode ser uma negociação individual,coletiva,política...O fato é que,nessas circunstâncias,mesmo os negociadores mais habilidosos devem considerar a força e os efeitos condicionantes do processo de negociação.
De acordo com,poder é uma maneira de ir de um lugar a outro.O autor ainda caracteriza poder como um conceito com conotações negativas,pois implica um relacionamento senhor-escravo,isto é um lado dominando o outro.
Lewicki,Saunders E Minton trezem uma definição ampla de poder.As pessoas têm poder quando possuem “capacidade de provocar os resultados que desejam”,ou quando dispõem de “capacidade de conseguir que as coisas sejam feitas do modo que querem que sejam feitas”. * O papel da variável tempo no processo de negociação
Para Cohen,o tempo passa,e no mesmo ritmo para todos, não importa o que se faça.
James Water,por sua vez,que entende que,desde que se chegue antes do fim nunca será tarde.
Santos considera o tempo sucessão,o chamado tempo histórico,que durante um longo período foi considerado uma base do estudo geografico .
Martinelli e Almeida ressaltam que,na negociação ,o tempo deve ser cuidadosamente analisado,verificando-se o modo como ele afeta o processo.
Para Donaldson,o tempo reservado a uma sucessão de negociação ou a negociação inteira é sempre capcioso,pois não é possível controlar o outro lado
Ao longo dos séculos,homens e