Aulas práticas
ROTEIRO DE AULA PRÁTICA
CURSO: TÉCNICO EM INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL
DISCIPLINA: PRÁTICA DE CALIBRAÇÃO
PROFESSOR: RICARDO FÁVERO
TURMA: C
DATA: ___/___/___
PRÁTICA N°: 01
OBJETIVO: Estudar o mecanismo, o funcionamento e a calibração do manômetro tipo C (Bourdon), compreendendo a análise das escalas e os pontos de ajuste de zero e de span.
QUESTIONÁRIO: 1. Qual(is) a(s) unidade(s) de medida de pressão indicada(s)? 2. Qual o range? 3. Qual a resolução do mostrador? 4. Qual o tipo de manômetro (de campo ou de painel)? 5. Qual o tipo de conexão, horizontal ou vertical? 6. Qual o diâmetro da rosca? 7. Qual o tipo de rosca (BSP, NPT...) ? 8. Qual o princípio de funcionamento? 9. O mecanismo permite ajustes de zero e de span? 10. Qual a precisão do manômetro? (ver catálogo do fabricante)
CALIBRAÇÃO a) Instalar o manômetro a ser calibrado e o padrão de calibração de forma que ambos recebam a mesma pressão em suas tomadas de entrada. b) Aplicar pressão correspondente aos pontos 0, 25, 50, 75 e 100% da faixa de medição (lendo no manômetro), de formas ascendente e descendente e anotar os valores lidos no padrão para cada ponto. c) Avaliar se os resultados estão dentro da faixa de tolerância do instrumento, isto é, se os valores estão mais ou menos o valor percentual da precisão relacionada ao fundo de escala do instrumento. Se os valores estiverem conformidade, considerar o manômetro calibrado. Caso contrário, proceder os ajustes. d) Para ajustar, se necessário, aplique os valores 0% e ajuste o zero, 100% e ajuste o span. Em seguida repita os passos b e c.
Nota: preparar relatório a partir das respostas do questionário e da observação da