Atps elétrica básica
PROFESSOR SAMUEL
ALEX RAFAEL CORRÊA
RA: 1050994395
Ricardo Almeida Dorascienzi
RA: 1034983437
Vinicius Soares Tiba
RA: 1054023673
4° Série C – Engenharia de Produção
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
• Circuitos Monofásicos • Transformadores • Motores CA
ETAPA 3
Passo 1
Leia com atenção a página eletrônica http://www.agais.com/eletrica.htm
Passo 2
Responda a seguintes questões:
Como o fator de potência pode influenciar na conta de energia elétrica? Qual o menor valor de referência para fator de potência estabelecido pela ANEEL? Descreva em linhas gerais como pode ser feita a correção do fator de potência da fábrica proposto no desafio?
Em circuitos de corrente alternada (CA) puramente resistivos, as ondas de tensão e de corrente elétrica estão em fase, ou seja, mudando a sua polaridade no mesmo instante em cada ciclo. Quando cargas reativas estão presentes, tais como capacitores ou condensadores e indutores, o armazenamento de energia nessas cargas resulta em uma diferença de fase entre as ondas de tensão e corrente. Uma vez que essa energia armazenada retorna para a fonte e não produz trabalho útil, um circuito com baixo fator de potência terá correntes elétricas maiores para realizar o mesmo trabalho do que um circuito com alto fator de potência.
O fluxo de potência em circuitos de corrente alternada tem três componentes: potência ativa (P), medida em watts (W); potência aparente (S ou N), medida em volt-ampères (VA); e potência reativa (Q), medida em var,(var), grafado sempre em letras minúsculas.
A potência ativa é a capacidade do circuito de produzir trabalho em um determinado período de tempo. Devido aos elementos reativos da carga, a potência aparente, que é o produto da tensão pela corrente do circuito, será igual ou maior do que a potência ativa.
A potência