aulas nr17
Ergonomia
Ergos = Trabalho.
Nomos = Leis, normas, regras.
É uma ciência que pesquisa, estuda, desenvolve e aplica regras e normas a fim de organizar o trabalho, tornando-o compatível com as características físicas e psíquicas do ser humano.
A NR17 visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho, as características mentais e físicas do trabalhador, de modo a proporcionar o máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.
1.Análise ergonômica do trabalho
2.Levantamento, transporte e descarga individual de materiais
3. Mobiliário dos postos de trabalho.
4. Requisitos mínimos de conforto para assentos nos postos de trabalho
5. Equipamentos dos postos de trabalho.
6. Condições ambientais de trabalho.
7. Iluminação
8. Organização do trabalho.
9. Atividades de processamento eletrônico de dados. 5
A psicofisiologia estuda a base fisiológica das funções motoras especialmente no que se refere aos reflexos, à postura, ao equilíbrio, à coordenação motora e ao mecanismo de execução dos movimentos.
Pode ser entendida como um processo que divide a linha produtiva em vários segmentos diferenciados para que sejam conhecidas as tarefas a serem realizadas, quais atividades são desenvolvidas para realizá-las, como essas atividades são realizadas e quais dificuldades encontradas pelos trabalhadores. Carga próximo do corpo;
Com boa pega;
Sem rotação lateral do tronco; Pequena distância vertical entre a origem e o destino;
Menos que 1 vez a cada 5 minutos.
A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) estabeleceu 60 quilos como o peso máximo que um trabalhador pode remover individualmente, considerando que é vedado que mulheres e jovens menores de 18 anos sejam designados aos serviços que demandam uma força muscular superior a 20 quilos, para trabalhos contínuos, ou 25 quilos para as funções que exigirem, ocasionalmente, o transporte manual de cargas
Devem atender aos