Aulas doc
Redação Oficial e Técnica
Linguagem: é a capacidade que o homem possui de se comunicar através de uma língua.
Pode ser: Verbal (oral ou escrita)- constituida pela palavra.
Não-verbal - através de mímica, olhar, posturas, nutos, gestos, expressões facial.
Língua: é um instrumento de comunicação que representa a parte social da linguagem. É um tipo de código formado por palavras pelas quais as pessoas de uma comunidade interagem entre si.
Pode ser: Culta - quando respeita as regras gramaticais.
Coloquial - quando não exige regras gramaticais, normalmente é utilizada entre amigos. Fala: é o uso individual da língua. Através desta o individuo pode expressar suas ideias, emoções e experiências.
Funções da linguagem
Função emotiva: é centrada no emissor, pois este revela sua opinião, sua emoção, prevalecendo o uso da 1ª pessoa do singular. Utilizada nas biografias, poesias líricas, cartas de amor.
Função referencial: é centrada no referente (assunto da mensagem), o emissor traz informações da realidade. Ela é objetiva, direta, denotativa, prevalecendo a 3ª pessoa do singular. Usada nas notícias de jornal e livros científicos.
Função apelativa: é centrada no receptor e tem como objetivo influenciar o comportamento deste. Comumente é usado tu e você, ou o nome da pessoa, além de vocativos e imperativos. Vê-se muito nos discursos, sermões e propagandas.
Função fática: é centrada no canal e procura convencer ou defender um ponto de vista. É a linguagem das conversas telefônicas, das saudações.
Função poética: é centrada na mensagem. Apresenta linguagem afetiva, sugestiva, conotativa e também metafórica. Aparece na literatura, na publicidade, nos provérbios, nos ditos populares e na linguagem do dia-a-dia.
Função metalinguística: centrada no código. Usa a linguagem pra falar dela mesma. Os dicionários apresentam essa função.
A simultaneidade entre as funções ocorre pelo fato de uma mensagem ter a capacidade de apresentar várias