Aula3 Direito
Jean Piaget nasceu em nove de agosto de 1896 em Neuchâtel na Suíça e veio a falecer em Genebra, 16 de setembro de 1980 com 84 anos. Ele se formou em biologia e filosofia na Universidade de Neuchâtel.
Em 1918 recebeu seu doutorado em Biologia, mais tarde Zurich o convidou a trabalhar no seu laboratório como psicólogo experimental com métodos informais de psicologia, entrevista, conversas e analises de pacientes.
Em 1919 mudou-se para França e trabalha no laboratório de Alfred Binit um famoso psicólogo infantil; aonde ele observa que as crianças da mesma idade cometem os mesmos erros. Após essa observação conclui-se que o pensamento lógico se desenvolve gradualmente. Começa o estudo da mente humana e sobre o desenvolvimento das habilidades cognitivas. O desenvolvimento cognitivo de uma criança como sendo uma evolução gradativa.
Em 1921 ele inicia o seu maior trabalho, observando crianças brincando e registrando as palavras ações e processos de raciocínios delas. Isso ocorreu no instituto J.J Rousseau da Universidade de Genebra aonde era diretor.
Por volta de 1923 ele se casa-se com Valentine Chãtenay, com que teve três filhas: Jaqueline (1925), Luciene (1927) e Laurent (1931).
As grandes teorias de Piaget foram às observações de suas filhas com ajuda de sua esposa. A partir de então ele anunciava palestras nas quais expressavas suas teses educacionais. Ele lecionou em diversas Universidades Europeias; em 1964 é convidado a consultor chefe de duas conferências, na Cornell University e na University of California Ambas debateram uma reforma curriculares baseadas nas teses de Jean Piaget, quanto o desenvolvimento cognitivo.
Em 1979 ele recebeu o Balzean Preze for political and Socialsciences e fundo e dirigi-o o Centro Internacional para Epistemologia Genética, escreveu mais 75 livros e centenas de trabalho científicas.
Jean Piaget foi renomado psicólogo e filosofo o pioneiro no estudo do desenvolvimento infantil seus